Carregando...
profile image

Evandro Guimaraes

Fez uma postagem 21/03
Agenda da Produtividade : artigo de hoje na Folha , escrito pelo próprio , informa que o economista João Manoel P de Mello vai para o M Fazenda cuidar de polí­ticas que aumentem produtividade da economia brasileira . Maravilha .
Todos deveriam contribuir . Será que seremos ouvidos ? Aliás , o Estado todo deveria eleger produtividade como a missão de todos .
Tento fazer a minha parte : na pecuária leiteira é óbvio , existem muitas evidências , que o Brasil tem uma ferramenta excepcional para o melhoramento da principal raça , o Girolando . Parece certo que utilizar , multiplicar pelo sistema de Fiv ( embriões ) apenas as vacas Gir Leiteiro de alta consistência genética e altas lactações com grandes touros holandeses pode ser parte de uma proposta revolucionária .
Para essa medida ter escala é necessário reforçar o desenvolvimento da raça Gir Leiteiro que passa por um momento de profunda desorganização associativa .
Ser bom na gestão pública nesse caso , nesse segmento , inclui aceitar desafios e estudar propostas dos produtores que pensam o Brasil lá na frente .
Não podemos retardar o desenho de um plano de Fazendas Regionais Multiplicadoras , que tenham Gir Leiteiro da prateleira de cima , para acelerar a chegada nas pequenas e médias propriedades de um girolando meio sangue mais produtivo , alicerce para os outros graus de sangue da raça .
Minha proposta não exclui a necessária atenção a outras que muitos produtores podem dar , em variadas raças e regiões .
Mas é uma proposta concreta : que se criem mecanismos para que fazendas nos Estados sejam capazes de fornecer genética superior , com redução de custos e disseminação do
conhecimento e prática da tecnologia moderna de reprodução , de melhoramento .
Não sei se serei ouvido por alguma força técnica ou polí­tica para que eu possa defender de maneira mais profunda essa óbvia idéia .
E pergunto , qual a razão que afasta o óbvio com frequência das decisões de Governos ?
Muito bom com muito bom . Fêmeas Gir Leiteiro superiores com grandes touros holandeses . Espaço , estí­mulo para isso , uma óbvia idéia que pode , se aplicada, favorecer milhôes de brasileiros . Centenas de milhares de produtores de leite ,
e não apenas grandes empresas .
Comentários
logo-seugado

Para ter acesso completo a esse conteúdo faça login ou cadastre-se grátis.