Carregando...
profile image

Evandro Guimaraes

Fez uma postagem 18/04
Melhoramento animal , democracia já !
Brevemente as Fazendas do Basa estarão , sem nenhuma pretensão cientí­fica , acompanhando em Ribeirão Preto , o Congresso da SBMA , Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal , buscando elementos com os pesquisadores para continuar na sua provocativa campanha ... " fique de olho nas mães ".
Tentamos fazem alguns anos , obter a atenção de autoridades , entidades , bancos públicos financiadores , laticí­nios , cooperativas , etc etc para uma oportunidade de acelerar e democratizar o acesso a animais girolando F1 de alta qualidade . Por experiência própria , no nosso modesto estabelecimento , constatamos a grande diferença de fêmeas F1 advindas do cruzamento com uma Gir Leiteiro de consistência genética e provada para leite , daquelas advindas de animais gir sem as qualificações aqui relatadas.
Sempre soubemos da carência de estudos , pesquisas aplicadas , que dessem respaldo a essa nossa observação permanente e que poderiam ser de enorme benefí­cio para centenas de milhares de produtores de leite , milhões de pessoas. Explico melhor : uma sólida consolidação desse entendimento poderia gerar financiamento seletivo , diferenciado para animais F1 provenientes apenas de mães
de alto valor .
E isso não é pouco , sabemos que desde 2003 , nos programas de apoio familiar aos produtores , financiou -se animais estabelecidos tetos de preço por animal . Ou seja , o melhoramento ficou confinado a grandes ou capitalizados produtores que puderam ampliar seus rebanhos de alta qualidade (gir leiteiro ou holandês ) para multiplicar por Fiv , com fêmeas excelentes , enquanto os produtores médios e pequenos não tiveram ainda acesso a animais de qualificação desejável .
A concentração , em grande parte pela melhoria dos rebanhos é visí­vel .
O Brasil precisa aprender , nas suas polí­ticas públicas a tratar melhoramento prá valer . Os responsáveis pelas polí­ticas públicas precisam ter coragem de não financiar o plantio de tiriricas , por uma falta de orientação da máquina financiadora .
Se pequena parte do plano Safra , anual , for direcionado para fazendas multiplicadoras de genética , teremos em pouco tempo uma mudança importante para médios e pequenos produtores de leite .
Nesse sábado de Aleluia registro minha esperança em todos aqueles que trabalham no melhoramento na bovinocultura leiteira , Patriotas .
Comentários
logo-seugado

Para ter acesso completo a esse conteúdo faça login ou cadastre-se grátis.