Carregando...
profile image

Evandro Guimaraes

Fez uma postagem 29/05
Diretrizes para Melhoramento e Seleção do Gir Leiteiro .

Neste domingo manifesto mais uma vez a Saudade das conversas e assessoramento do Luiz Ronaldo , da sua vivacidade , simpatia e amizade .

Conversamos várias vezes sobre algo simples e nunca publicado de forma sistemática , ordenada . Que certezas e dúvidas influenciam , dirigem as atividades de seleção do Gir Leiteiro ? Todos sabemos que cada criatório tem sua receita , sempre em constante aperfeiçoamento . Algumas se destacam , com fórmulas próprias e rigor nos prí­ncí­pios gerais de Melhoramento . Outras , por questão de tamanho ou dificuldades de gestão esbarram em dificuldades conceituais .

Na última Megaleite o Adriano Bicalho publicou um ensaio , um estudo ilustrativo e consistente sobre seu trabalho . O livro da Tatiane encerra orientações importantes .

Artigos do J Otávio Lemos tem passagens luminosas .O Léo e o Bruno não escrevem , praticam , fazem . O Flávio idem , conhecedor e participante de cada fase das famí­lias mais leiteiras da raça . A Calciolândia é brilhante em disciplina com dois tigres , Jordane e Santiago . Eu sou do tempo do Teatini !!
Olho de lince , o Miller acompanha o Paulo Ricardo , o Winston sabe muito e está sempre ouvindo quem sabe . O Dilson não fala muito mas avança forte .

Não vou falar de todos , meu ponto não é a competência dos companheiros criadores.

Meu ponto é só lembrar que literatura mais abrangente sobre a criação do Gir Leiteiro pode e deve ser produzida de forma abundante . Isso aumenta o mercado e ajuda investidores que ficam com menor apoio quando iniciam rebanhos , e os resultados expressivos não surgem rápido , levando alguns a desanimar de linhas essenciais de manejo para a seleção e melhoramento .

Literatura que facilite a seleção do Gir Leiteiro nunca vai tirar o algo a mais que alguns grandes criatórios sempre tem .

Após erros e acertos o que aprendemos de principal foi que essa missão é de todos nós , amantes desse Tesouro .
Curtiram
Comentários
logo-seugado

Para ter acesso completo a esse conteúdo faça login ou cadastre-se grátis.