Existe queijo em SP
Criadores paulistas se unem para divulgar a oferta variada de produtos de leite de vaca, cabra, búfala e até de ovelha
Queijaria Rima, do município de Porto Feliz, é a mais nova das três únicas produtoras de queijo artesanal de leite de ovelha no Estado de São Paulo. Comandada pelo casal de queijeiros Ricardo e Maria Clara Rettmann, ambos de 33 anos, a propriedade de 25 hectares conta com um rebanho de 300 animais da raça francesa lacaune.
Segundo Ricardo, o leite de ovelha tem uma quantidade baixíssima de lactose e pode ser digerido mais facilmente em comparação ao de vaca. “O leite de ovelha tem muito mais sólidos, então o rendimento dele para queijo maturado comum é de 5 para 1, ou seja, 5 quilos de leite para fazer 1quilo de queijo”, afirma.
A entrada da Rima no grupo aconteceu por acaso. “Foi uma junção de fatores: eles queriam uma pessoa que criasse ovelhas no Estado de São Paulo e somos apenas três produtores de queijo de ovelha. Conheci o assessor de imprensa do projeto através de uma amiga, entrei em contato, mandei alguns queijos para eles provarem e eles gostaram”, conta Ricardo.
O Sítio Santa Fé, onde fica a queijaria, já pertencia à família Rettmann e o trabalho com ovelhas de corte começou em 1997. A experiência com leite teve início em 2008, mas acabou não vingando e os animais permaneceram na propriedade.
Fonte: Revista GloboRural