Carregando...
Publicado por SeuGado.com Gado

Leite: produtores pedem leis para o setor

Leite 23/02/2018 06:02

Para presidente da Abraleite, faltam leis para defender o segmento de medidas econômicas consideradas prejudiciais

 

A atual conjuntura da pecuária leiteira e as ações que vem sendo desenvolvidas para o avanço do setor foram abordadas durante o Encontro dos Produtores de Leite, ocorrido nesta quarta-feira, 21, em Uberaba, MG, com a presença de dezenas de pecuaristas de todo o país. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, abriu o evento e apresentou os projetos da entidade na promoção da raça, que é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

 

Na sequência, o presidente Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, ministrou palestra sobre “Planejamento, produção e perspectivas de preço para 2018”. Segundo ele, apesar da melhoria do sistema de produção nas fazendas e do aumento do volume anual produzido, faltam leis para defender o setor de medidas econômicas consideradas prejudiciais, como, por exemplo, a importação de leite em pó do Uruguai. 

 

Outro problema apontado pelo presidente da Abraleite é a propaganda negativa contra o leite feita por empresas de bebidas de origem vegetal. O Ministério da Justiça acaba de determinar a retirada de propaganda de bebida vegetal considerada pejorativa ao leite e agressiva à classe produtora. “Já existe um Projeto de Lei em tramitação no Congresso que obriga a utilização da palavra leite somente para produtos que são exclusivamente leite. Leite de soja, leite de coco, leite de arroz, leite de amêndoa não poderiam mais usar a palavra leite”, destaca Borges. Outros 17 Projetos de Lei que beneficiam a pecuária leiteira também estão em tramitação. E, para coibir o marketing negativo, a Abraleite iniciará em breve uma campanha nas redes sociais para mostrar os benefícios do leite. 

 

As lideranças do setor e produtores presentes no evento ressaltaram ainda que o custo de produção do leite é um dos maiores do mundo e o preço pago ao produtor não permite uma boa rentabilidade, o que tem levado muitos a desistirem do negócio. Também preocupa o setor a falta de uma legislação específica para garantir a comercialização de produtos artesanais (como queijos e outros derivados do leite) em vários Estados brasileiros. Outro problema apresentado foi a onda crescente de violência na zona rural, com aumento de furtos nas propriedades rurais. Segundo o presidente da Abraleite, todas essas demandas estão sendo tratadas pela entidade junto às autoridades responsáveis, mas os produtores também precisam cobrar dos políticos medidas eficazes para combater esses problemas.

 

O Encontro dos Produtores Rurais faz parte da programação oficial da 1ª Exposição Interestadual de Girolando, que acontece até o dia 24 de fevereiro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, MG.

 

Fonte: Assessoria
Comentários
logo-seugado

Para ter acesso completo a esse conteúdo faça login ou cadastre-se grátis.