Purunã, raça bovina forjada no Paraná, é reconhecida oficialmente
27/04/2017 10:08
Boi é resultado da cruza de Caracu, Charolês, Canchin e Aberdeen Angus
O Brasil acaba de ganhar oficialmente uma nova raça bovina, a Purunã. Ela tem origem no Estado do Paraná, é rústica e sua carne é muito saborosa, já que resulta do cruzamento entre quatro outras raças: Caracu, Charolês, Canchin e Aberdeen Angus.
O reconhecimento oficial da Purunã foi nesta quarta-feira (26/4), em Curitiba, capital do Paraná, em evento no Palácio Iguacu, sede do governo do Estado.
A Purunã foi desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná, renomada instituição que avaliava o cruzamento desde a década de 1980. Foi o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Alexandre Orio Barros, que entregou ao governador Beto Richa a portaria que reconhece a raça Purunã, segundo informa o Iapar.
O gado Purunã reúne as características das quatro raças que o formaram, como a resistência ao calor e í s doenças, a precocidade, o volume de carcaça e a maciez e o marmoreio da carne. Na minha opinião, portanto, é um gado moderno e seus idealizadores tinham o foco ajustado nas exigências atuais do mercado.
Confiram dando uma olhada no reprodutor da foto.Volto a falar da Purunã na edição de junho da revista Globo Rural. Com mais detalhes.
Fonte: Revista Globo Rural
Compartilhe em suas redes
Comentários