Carregando...
Publicado por WhatSGado Messenger

Projeto Biomas realiza dia de campo na Amazônia

Meio Ambiente Editado 15:38

O Projeto Biomas na Amazônia apresenta os resultados dos experimentos com sistemas integrados de produção em um dia de campo nesta sexta-feira, 19 de junho, em São Domingos do Araguaia, região sudeste do Pará.  No evento serão apresentadas ações de pesquisa com diferentes propostas para o uso da árvore nas propriedades rurais, tanto com a finalidade de recuperação de áreas degradadas, quanto para seu uso em sistemas produtivos consorciados.

Na fazenda Cristalina, em São Domingos do Araguaia, os visitantes vão ver os resultados de seis dos 22 experimentos do Biomas na região. A equipe técnica vai mostrar como recuperar áreas com alto nível de degradação a partir do plantio de espécies arbóreas; consórcios de árvores com espécies frutíferas; integração entre pasto, floresta e grãos; o desempenho do solo com adubação verde no preparo da área para agricultura; e vai indicar as espécies mais adequadas para alimentação do gado. Além disso, os pesquisadores vão relacionar os conceitos presentes hoje no Código Florestal Brasileiro - como Área de Preservação Permanente (APP), Área de Reserva Legal (ARL) e outros – à realidade da região.

O Biomas Amazônia conta com 22 subprojetos de pesquisa, desenvolvidos de forma simultânea, na região sudeste do Pará, e coordenados por pesquisadores de seis unidades da Embrapa e por cinco instituições de ensino e universidades de diversas regiões do Brasil. O pesquisador Alexandre Lunz, da Embrapa Amazônia Oriental e coordenador regional do projeto, conta que os trabalhos são desenvolvidos em áreas de produtor e os resultados estão abertos ao segmento produtivo da região.  O objetivo é identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural, considerando a árvore em seus sistemas propostos, nas diferentes regiões brasileiras.

 

Inscrições - As vagas para o Dia de Campo do Projeto Biomas - Amazônia ainda estão abertas. 

Sobre o Projeto Biomas – O projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sendo desenvolvido nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do Sebrae, Senar, Monsanto e John Deere.

Maiores informações

Ana Laura Lima (MTb 1268 PA) 
Embrapa Amazônia Oriental 
 
Telefone: (91) 3204-1099 / 98469-5115

Fonte: Embrapa

Comentários
logo-seugado

Para ter acesso completo a esse conteúdo faça login ou cadastre-se grátis.