Carregando...
Email enviado com sucesso!
Não foi possível realizar essa operação!

Pecuária News

 7230

Força do Perfil: Avançado
Avançado

Contato
Pecuária News tem 7230 conexões
Visualizar todas as conexões

  • 10 anos de GTPS e o nosso papel no desenvolvimento da pecuária sustentável Por Francisco Beduschi, Presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável e Coordenador da Iniciativa de Pecuária Sustentável do Instituto Centro de Vida (ICV). Em 2017, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentáv
    10 anos de GTPS e o nosso papel no desenvolvimento da pecuária sustentável

    Por Francisco Beduschi, Presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável e Coordenador da Iniciativa de Pecuária Sustentável do Instituto Centro de Vida (ICV).

    Em 2017, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável completa 10 anos. Uma década de dedicação, empenho, conquistas, desafios e, acima de tudo, de entusiasmo em fazer a diferença e trabalhar em prol de uma pecuária mais eficiente, mais sustentável!



    Nesse perí­odo, junto com representantes de todos os elos da cadeia de valor da pecuária, nos esforçamos para construir e divulgar o conceito de pecuária sustentável. Nossos parceiros e associados, organizados na primeira mesa redonda mundial sobre pecuária sustentável, conquistaram melhorias e benefí­cios notáveis para o setor, nesse perí­odo.



    O que era considerado uma utopia no passado, tem se tornado realidade. A comunicação entre os elos da cadeia era incipiente e alcançar o consenso em temas sensí­veis e que afetavam todo o setor era algo muito difí­cil. Com a criação do GTPS, produtores, fornecedores de insumos, instituições financeiras, frigorí­ficos, organizações da sociedade civil, varejos e restaurantes e instituições de governo, ensino e pesquisa passaram a ter um espaço para debate e construção de posicionamentos que tornaram a cadeia mais preparada para atender í s demandas do mercado.



    Foram produzidos diversos materiais, promovemos seminários, debates, curso de multiplicadores de tecnologias e boas práticas, dias de campo e divulgamos as boas iniciativas promovidas no paí­s e no mundo. Acompanhamos a evolução do setor ao longo destes dez anos. Vimos nossos membros chegarem ao consenso de que pecuária sustentável é aquela que tem uma boa gestão de todos os recursos envolvidos na produção (financeiros, fí­sicos, humanos e naturais) e que além -da porteira', a responsabilidade socioambiental não se traduz apenas em controle de fornecimento, ela passa por apoio e engajamento com desenvolvimento da cadeia.



    Nos preocupamos em mostrar que a atividade desenvolvida com a adoção de boas práticas agropecuárias que leva em consideração os aspectos econômicos e socioambientais, não é apenas benéfica ao ambiente, mas também ao pecuarista e í  sociedade de forma geral.



    Conciliar crescimento da produção com preservação ambiental passa por diversos processos de adequação e intensificação da atividade produtiva - -produzir mais com menos'. Concordamos que intensificar não seja solução para todos os produtores, mas que pequenas adaptações, em especial no que se refere í s condições das pastagens no paí­s, são capazes de surtir grandes benefí­cios ao meio ambiente e, especialmente, ao retorno econômico.



    No último ano, o GTPS publicou duas importantes ferramentas de apoio í  melhoria contí­nua e í  gestão de indicadores de sustentabilidade - Manual de Práticas para Pecuária Sustentável e o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável. Para 2017, queremos intensificar o que chamamos de -construção conjunta das soluções'. A meta é engajar nossos associados em diversas ações regionais com o objetivo de disseminar o conteúdo e o uso dos nossos materiais.



    O GTPS seguirá de portas abertas a todos os atores da cadeia interessados em contribuir com as soluções e inovações propostas para o desenvolvimento sustentável da pecuária brasileira. Reconhecemos os grandes avanços alcançados nos últimos anos, mas sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido. O importante é que temos convicção de que estamos no caminho certo e com as companhias certas!

    Sobre o GTPS

    O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é a primeira mesa redonda mundial sobre práticas sustentáveis na cadeia da carne bovina e referência para paí­ses como Argentina, Uruguai, México e Austrália. É formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princí­pios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento sustentável da atividade pecuária, trazendo mecanismos para que ela seja socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.
    Ler mais
logo-seugado

Para ter acesso completo a esse conteúdo faça login ou cadastre-se grátis.